Na reeducação alimentar consumir chia esta na moda, ajuda a emagrecer, melhora a saúde e sua lista de benefícios, de fato, são grandes. A semente com auto teor nutritivo, possui cálcio, ômega 3, magnésio, manganês, fibras, antioxidantes, ajuda na desintoxicação, diminuiu a ansiedade, o estresse, reduz os níveis de colesterol e triglicérides, retarda o envelhecimento, fortalece os músculos e previne doenças cardiovasculares.

Parece algo incrível e extraordinário, mas nos Estados Unidos um homem de 39 anos quase perdeu sua vida por consumir uma colher da semente seca e em seguida tomar um copo de água. Isso ocorreu porque a semente retém grandes quantidades de água, quando consumida o grão ao entrar em contato com a água, expande-se rapidamente criando uma textura como uma espécie de gel podendo provocar um colapso no esôfago e foi isso que aconteceu com este homem que deu entrada na emergência nos Estados Unidos já em estado grave.

O que muitos não sabem, é que esse sementinha nutritiva quando em contato com a água, aumente de 27 vezes o seu tamanho. E é ai que esta o problema, ao se expandir de forma descontrolada dentro do organismo, a semente pode obstruir o esôfago, dificultando a respiração, o bom funcionamento do estômago e intestinos, inclusive, pesquisas apontam que consumidores assíduos da chia, com frequência apresentam problemas de saúde e são encaminhados para a emergência nos hospitais americanos.

O consumo da semente seca sem orientação médica é um risco e pode bloquear o trato digestivo, dificultando inclusive a respiração. Por pouco, o acidente ocorrido no EUA, não custou a própria vida do paciente. Segundo a norte-americana Nina Manolson, consultora em saúde, se a semente não for deixada em algum líquido antes do consumo, para que possa expandir o suficiente com a retenção do líquido, ao entrar em contato com o líquido no interior do organismo, uma oclusão pode ocorrer.

 

1605

A médica americana Rebeca Rawl explica que não devemos consumir sob hipótese alguma a semente de Chia sem orientação médica. Existem grupos de risco, como os hipertensos (principalmente os medicados), pois a semente reduz a tensão arterial, causando hipotensão. Pessoas que tomam anticoagulantes, por conta do ômega 3 da chia, que, potencializa o efeito da medicação; hemofílicos, podendo ter hemorragias e hematomas pelo corpo; diabéticos, que, combinando com a insulina, intensifica a redução do açúcar no sangue; pessoas que tiveram operação no trato gastrointestinal, por intensificar as atividades locais; e, por fim, pessoas com diarreia, pelo mesmo motivo anterior.

Antes de incluir a chia no seu cardápio, consulte um medico especialista e jamais consuma a semente seca seguida de um copo de água, pois pode ocorrer um colapso e seu esôfago ficar obstruído. A semente quando em contato com a água pode aumentar até de 27 x seu tamanho!

As sementes de chia podem ser consumidas tranquilamente, o segredo é seguir as regras e os tempos estabelecidos, pois como vimos a semente ao entrar em contato com qualquer tipo de liquido, inicia um processo de expansão, e é justamente nesse processo que voce pode perder sua vida, isso para os casos os quais, as pessoas consomem a semente seca.

Recomendamos a todos, sempre antes de consumir a semente, coloque-as em um recipientes com água para que seja hidratadas, deixa-as descansar por pelo menos 1h e somente depois use em receitas detox ou para preparar o que desejar.

 

Fonte de Pesquisa

O impacto da semente de Chia no esôfago

O perigo do consumo da semente de Chia

Efeitos Colaterais da Chia

%d blogueiros gostam disto: