soja rica de beneficios

O leite de soja, depois do leite de vaca, é o alimento mais popular no quesito “sem lactose”. Rico em proteínas e carboidratos bons, o leite de soja é o substituto numero 1 para quem tem intolerância a lactose e alergias do gênero.

Rico em benefícios para a saúde e para o corpo, o leite de soja vem ganhando dia após dia, um grande espaço no cardápio das pessoas que desejam perder peso. Outrossim, melhorar significativamente sua qualidade de vida.

A soja

De origem asiática, a soja que cultivamos hoje é bem diferente daquela de nossos ancestrais, pois as primeiras mudas, eram de uma planta rasteira, diferente daquela plantação de soja que conhecemos nos dias atuais.

O que se sabe é que o consumo dessa semente é muito positivo para a saúde. Principalmente no combate prevenção do câncer. Outrossim, no controle da diabetes tipo 2 e doenças do coração. Além de ser um alimento ideal para quem tem determinadas alergias.

Encontramos a soja na forma líquida, no caso o leite, ou pode-se encontrar também o extrato de soja em pó. Essa, de certa forma, possui uma vida de prateleira mais longa. Podem ser utilizados no preparo de cremes, maionese, queijo (tofu), ricota, iogurte, vitaminas, sopas e mingau.

O leite de soja constitui boa fonte de proteínas, fibras, vitamina B. Porém, contém somente 29,3% de cálcio em relação ao leite de vaca. Sua importância se torna ainda mais evidente ao considerarmos que pode ser usado por pessoas alérgicas à lactose e à proteína presentes no leite bovino.

Possui ainda isoflavona. Que atua na prevenção de doenças como o câncer de mama, de cólon, de útero e de próstata. E também no alívio dos efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual.

Algumas pesquisas, porém, relacionam o consumo excessivo da soja com efeitos indesejáveis na tireoide. Assim, recomenda-se que pessoas com hipotireoidismo, consumam moderadamente a soja e seus produtos.

Não há consenso sobre a quantidade segura para o consumo. Porém alguns estudiosos recomendam 50 mg de isoflavona por dia. O que equivaleria a aproximadamente 200 g de tofu ou menos de 50 g do grão torrado, ou ainda 500 ml de ”leite” de soja.

 

Os benefícios do leite de soja

  • O leite de soja é uma boa fonte de proteínas, fibras e vitamina B. Além disso, contém isoflavona, um composto orgânico que atua na prevenção de doenças como o câncer de mama, de cólon, de útero e de próstata; e alivia os sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa;
  • Pode ser consumido por pessoas alérgicas à lactose e à proteína presentes no leite de vaca;
  • Esta bebida também pode auxiliar no controle da diabetes e do colesterol alto, no combate à osteoporose e na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas;
  • É livre de colesterol e possui menos gordura que o leite de vaca.
  • Embora o leite de soja também tenha muitos nutrientes, ele possui apenas 29,3 % de cálcio em relação ao leite bovino;
  • Quando consumido em excesso, a bebida faz mal à saúde, pois, devido aos fatores antinutricionais, pode dificultar a absorção de minerais e de aminoácidos, fitoestrogênios que podem alterar o funcionamento da tireoide. Há controvérsias com relação à quantidade segura para o consumo do leite de soja, mas alguns pesquisadores recomendam 50 mg de isoflavona por dia, o que equivale a 500 ml da bebida (ou a aproximadamente 200g de tofu e menos de 50g do grão torrado);
  • Bebês e crianças só devem consumir leite, suco ou qualquer outro produto à base de soja sob orientação médica. Esse cuidado deve ser tomado, pois a soja pode afetar o desenvolvimento hormonal das crianças. Vale ressaltar que a bebida é aconselhável apenas a partir dos 3 anos de idade e nunca como substituto do leite de vaca, e sim como complemento alimentar.

 

Leite de soja emagrece?

O leite de soja pode ser uma opção saudável no cardápio da dieta. Isso porque é rico em fibras e privo de lactose. Possui menos calorias que o leite de vaca. Seus carboidratos são aqueles bons para o organismo. Ao contrario do leite de vaca que possui gordura saturada. O leite de soja possui gorduras saudáveis, o que é muito positivo para a saúde e melhora o desempenho do organismo.

Outrossim, de todos os vegetais existentes, a soja é o único com proteínas completas, rico em fibras e antioxidantes.  Bem como, nos últimos anos, uma série de estudiosos dedicam tempo a descobrir as propriedades da soja e a eficácia de seus benefícios para a saúde. Tanto que é também conhecido e nominado como “grão magico”.

Um estudo, publicado na revista americana Nutrition, mostrou uma segunda ação a favor das curvas enxutas: dietas com a proteína do grão saciam mais em comparação àqueles que incluem apenas proteína animal. Não significa que você deve retirar do cardápio carne, frango e peixe, mas incluir a soja.

De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é consumir no mínimo 25 gramas por dia da proteína vinda desse alimento. “A medida equivale a dois copos (500 mililitros) de leite de soja + quatro colheres de sopa do grão cozido”, orienta Beatriz Botéquio, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, em São Paulo.

Para não enjoar, procure incluir na dieta diversas versões do alimento.

Redatora: Anna Giulia

 

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Equipe Emagrecer vida e saúde

 

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