Folhas do mamoeiro para tratar doenças

Todos conhecemos a fruta do mamoeiro, o mamão, de sabor levemente adocicado, é um fruto muito apreciado. Principalmente no café da manhã, pois sua polpa estimula um melhor funcionamento do intestino. A fruta é deliciosa e não temos duvida.

Ainda que o fruto da papaia seja delicioso, é importante que o leitor saiba, que são as folhas que possuem propriedades medicinais surpreendentes!

Dessa forma, as folhas do mamoeiro, possuem muito mais propriedades benéficas para a saúde do que o fruto da planta. Embora seu gosto seja meio amargo. A folha é riquíssima de fitonutrientes e isso explica sua função terapêutica.

O mamão ajuda a regular o intestino, hidratar a pele, os cabelos e muito mais. Rico em sais minerais, fibras e carboidratos, rico em vitamina C e A. Outrossim, é excelente para a vista e para melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

Ademais, devido à presença de uma enzima digestiva, na regulação das desordens digestivas. Ajuda como auxiliar da digestão da carne e de alimentos pesados. Também, reduz o colesterol, regula o intestino e tem pouquíssimas calorias, sendo excelente para quem está de dieta.

As folhas do mamoeiro, atuam como cicatrizante. Outrossim, como esfoliante nutritivo da pele, combate a acne, trata queimaduras. Controla a caspa, hidrata a pele ressecada, trata micoses. Enfim, previne a queda dos fios de cabelo e os fortalece, além de dar mais brilho e vida ao cabelo.

 

Quais são os benefícios do chá das folhas do mamoeiro?

  • O primeiro e o mais importante beneficio desse chá é que ele é um anti-cancerígeno poderoso. Estudos científicos realizados no Japão e na Flórida. Constaram que as folhas de papaia são realmente eficazes contra vários tipos de câncer. Tais como cólon, próstata, fígado, mama e pulmão.
  • Os efeitos antioxidantes da folha de papaia também ajudam a prevenir e tratar a úlcera gástrica e estresse oxidativo no estômago. As folhas de papaia possuem uma enzima chamada papaína que auxilia a digestão de proteínas e é muito benéfico para o tratamento de distúrbios gastrointestinais.
  • O chá de folhas de papaia, ajuda a digerir a proteína do glúten do trigo, o que traz benefícios para pessoas portadoras da doença celíaca. Além disso, este chá ajuda a reduzir desconfortos como azia e má digestão.
  • É um santo remédio contra a dengue, pois seu chá estimula a produção de novas plaquetas.
  • Desintoxicam o fígado: o suco de folhas de mamão papaia não só limpa o fígado, como previne doenças, como icterícia, cirrose hepática e câncer de fígado.
  • Auxiliam o sistema digestivo: as folhas do mamoeiro contém enzimas, como papaína, quimopapaína, protease e amilase, que são ótimas para quebrar as proteínas, ajudando na digestão.
  • Regulam os níveis de açúcar no sangue: talvez você não saiba, mas o suco de folhas de mamão regulam os níveis de açúcar no sangue, melhorando a sensibilidade à insulina.
  • Reforço imunológico – As folhas do mamoeiro contém grande quantidade de taninos e antioxidantes como vitamina A e C, que fortalecem o sistema imunológico e evitam doenças cardiovasculares, derrames e câncer.
  • Fortalece os ossos e o coração – As folhas de papaia são ricas em cálcio e vitamina D, que são importantes para os ossos fortes, e tem flavonoides e vitamina E, que é importante para a saúde cardiovascular.

O chá de folhas do mamoeiro no tratamento de Diabetes

Um estudo realizado em 2012 confirmou o efeito hipoglicêmico do chá das folhas do mamoeiro. Constatou-se também, outros efeitos benéficos. Tais como: o aumento dos níveis de glicose no sangue de quatro dias após a injeção. Outrossim, a diminuição do peso corporal, em ratos diabéticos.

O estudo sugere que o a infusão extraída das folhas do mamoeiro pode melhorar a perturbação metabólica produzida pela diabetes. Além disso, a mistura de antioxidantes em extratos de folha de papaia são úteis na diminuição das complicações secundárias da diabetes. Tais como fígado adiposo, lesões nos rins e estresse oxidativo.

Portanto, podemos deduzir que o suco ou o chá feito das folhas do mamoeiro, também é um remédio natural. Esse, por sua vez, pode ajudar na prevenção da diabetes.

 

Folhas do mamoeira para tratar doenças

 

Como preparar o chá

Para preparar o chá, você vai precisar de:

  • 5 colheres de sopa das folhas secas de papaia
  • Um litro de água
  • Uma colher de sopa de mel.

Primeiramente, pegue um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando a água começar a ferver, adicione as folhas secas de mamão papaia e deixe ferver por aproximadamente dez minutos.

Posteriormente, desligue o fogo e tampe, deixando a mistura descansar abafada por um período aproximado de dez minutos. Depois disso, você poderá coar e adoçar com o mel. Consuma o chá durante o dia.

Estudos também demonstraram que o chá ou o suco feito das folhas não é tóxico. Do mesmo modo, não é prejudicial a saúde humana. Contudo, lembramos que este artigo é de caráter informativo e popular. Se você tem algum problema de saúde, antes de consumir qualquer tipo de erva, procure seu médico.

 

Se você gostou, compartilhe, ajude a divulgar nosso trabalho informativo.

Equipe Emagrecer vida e saúde

 

2 thoughts on “Folhas do mamoeiro, um santo remédio que quase ninguém conhece

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: