Quando falta FERRO na alimentação, estamos sujeitos a uma queda de hemácias no sangue e isso significa ter uma anemia. 

Anemia é definida como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por falta de nutrientes como Ferro, Zinco, vitamina B12.

Os sintomas da anemia são, fadiga, dores de cabeça, mãos e pés frios, pressão arterial baixa e falta de ar. Quando há uma queda de hemácias no sangue, nosso corpo precisa de nutrientes e atenção especial para que se repreenda desse quadro e comece a produzir novamente os glóbulos vermelhos.

Existem pessoas que são propensas a terem anemia e nesses casos se recomenda uma dieta alimentar rica em ferro, como prevenção, e o mesmo se recomenda a todos. Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia, por isso se recomenda uma alimentação rica em ferro, pois ele é o principal nutriente que pode tratar, combater e prevenir a anemia.

Confira abaixo a lista com 6 alimentos para serem incluídos no cardápio diário, ambos ricos em ferro, pode prevenir uma queda de ferro no organismo evitando esses picos de falta de glóbulos vermelhos.

 

1. Tomates

Os tomates são ricos em vitamina C e licopeno. A vitamina C no tomate ajuda na fácil absorção do ferro. Tomates também são ricos em vitamina E e beta-caroteno.

 

2. Mel

O mel tem uma boa quantidade de ferro e também é bom para todo o corpo em geral. O magnésio também é uma parte do mel que irá ajudá-lo a aumentar a hemoglobina em seu corpo.

 

3. Sementes de Sésamo

Eles também são excelentes para a anemia, porque eles são ricos em ferro.

 

4. Carne Vermelha

Carne, frango e frutos do mar são uma fonte excelente de ferro. Verifica-se que a carne bovina tem mais que 60% das necessidades diárias de ferro do nosso corpo.

 

5. Tofu

Tofu é boa fonte de ferro para as necessidades diárias, e é bom para vegetarianos.

 

6. Nozes

Para obter todas as vitaminas das nozes você precisa comê-las cruas, ou colocá-las nas saladas, talvez elas não sejam assim saborosas, porque nem todos apreciam, mas são muito, MUITO saudável e são grandes aliadas no combate da anemia, pois são riquíssimas em ferro e zinco.

 

A principal causa da anemia é a carência de ferro no organismo, e o melhor caminho para combater esse problema, é ter uma alimentação saudável e balanceada, rica em nutrientes como ferro, zinco, vitaminas. Para identificar a anemia, além dos seus sintomas já descritos acima, recomenda-se um exame de sangue feito em laboratório, para efetivamente identificar a carência de ferro no sangue.

 

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