Palmito ou flor de palma, ou ainda coração da palma como é conhecido em todo o mundo, é uma alimento riquíssimo de benefícios para a saúde e principalmente para o corpo. Popularmente consumido pelos amantes da dieta, ele é rico em riboflavina e vitamina B12, muito indicado pelas nutricionistas por ser um alimento de baixa caloria.

Originário da América do Sul, o palmito é um cilindro branco que é extraído de varias espécies de palmeira. Praticamente se trata do miolo da palmeira, é rico em minerais, vitaminas, tem baixíssimo teor calórico e pode ser consumido sem moderação.

Depois da sua extração ele é colocado em salmoura, espécie de conserva, e posteriormente é servido em saladas, como contornos e entradas, lembrando que é um prato servido frio. De sabor agradável e suave, o palmito é muito apreciado na mesa do brasileiro. 

Muito usado em dietas alimentares para redução de peso, o palmito é um alimento saudável e natural, de baixa caloria, e rico em potássio. Esse mineral ajuda a controlar a pressão arterial e estimula a eliminação de líquidos retidos no organismo.

Como citamos, é extraído de dentro do caule de algumas palmeiras, como a Jussara, Açaí e Pupunha, o palmito pode ser colocado em diversos pratos. É muito usado como recheio de salgados, como empadinhas e pastéis, assim como pode ser comido puro e gelado, em saladas. É um alimento delicioso e normalmente comercializado em conserva de salmoura industrializada.

O vegetal é rico nos seguintes minerais: cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio. Em relação a vitaminas, o palmito possui: vitamina A, vitamina B e vitamina C. Além de todas essas propriedades, o alimento ainda é rico em fibras, importantes para a regulação e bom funcionamento intestinal.

As porções de 100 gramas contam com apenas 30 calorias, o que não gera prejuízos à uma dieta para perda de peso. Favorável ao controle de peso, os benefícios do Palmito são justificados pela presença de diversas vitaminas e minerais.

O Potássio contido nele supre as necessidades diárias, e auxilia no controle de pressão arterial e batimentos cardíacos. Dentre as vitaminas, o palmito ainda pode ser contribuinte de vitamina C, a qual otimiza a absorção de Ferro, sendo um diferencial para o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo contra a ação de reações adversas.

 

Riboflavina e (vitamina B2)  presentes no palmito

A riboflavina ou vitamina B2 encontrada no palmito é fonte de benefícios para a produção de células vermelhas, que auxiliam no fortalecimento do organismo de modo geral.

Essa substância contribui com o bem estar da pessoa e previne o envelhecimento precoce. Além disso, para quem pratica esportes ou atividades físicas, profissionalmente ou de modo amador, pode perceber uma melhora no desempenho nos treinos. Isso porque essa vitamina auxilia na perda de massa gorda e favorece o ganho de massa muscular.

O fortalecimento do corpo também pode ser justificado pela quantidade de vitamina C que o palmito fornece ao organismo humano. Essa vitamina é essencial para a otimização do desempenho físico e favorece a absorção de ferro pelo corpo, um elemento importante também para o enrijecimento e tónus muscular.

Portanto, o palmito é um excelente alimento que deve ser incluído nas dietas balanceadas e nutritivas.

 

Alguns benefícios em consumir Palmito

Com uma boa alimentação, a qualidade do sono pode aumentar – Rico em vitamina B6, o palmito ajuda na metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas, o que é excelente para quem quer perder os quilinhos extras. Essa vitamina também ajuda a reduzir efeitos de depressão e melhora o humor e a qualidade do sono.

O palmito ajuda na otimização dos seus músculos – Para quem treina e faz exercícios regularmente, ter músculos tonificados é um sonho não tão fácil de ser realizado. Preste atenção na sua alimentação, o palmito é excelente por ser uma fonte de zinco, mineral que ajuda no metabolismo de proteína e na nutrição dos músculos.

Os problemas relacionados com cicatrização estão com os dias contados – Dentre as propriedades do palmito pode ser o potássio e o sódio, ótimos para melhorar inflamações e feridas. Ele vai ajudar no processo de cicatrização e você vai se curar muito mais rápido, se você estiver consumindo palmito.

Se você quiser emagrecer consuma palmito – Já te mostramos como não cometer erros na sua dieta e se sua intenção é emagrecer, as fibras presentes no palmito ajudam a dar para o seu corpo uma sensação de saciedade. Assim, você vai demorar a sentir fome e consumirá nas horas corretas, conseguindo seguir sua dieta direito.

Ajuda na prevenção e tratamento de diabetes – A porção de palmitos pode possuir até 3,5 gramas de fibras, e sua contribuição também se estende ao efeito preventivo contra diabetes. Como é recomendado para diabéticos evitar alimentos muito calóricos e que elevam o índice glicêmico, não sendo pertencente a essas categorias, o palmito pode ser uma opção para inovar no cardápio destes que convivem com limitação na hora de se alimentar.

Apoio para fertilidade – Mulheres que desejam impulsionar a fertilidade podem depositar esperanças no palmito, pois ele pode contribuir como fonte de ácido fólico. Uma porção pode oferecer até 400 mg de ácido fólico sintético, o que pode ser reconhecido como um suplemento importante para o desenvolvimento fetal.

Ajuda contra doenças cardíacas – O Potássio é um mineral importante para a saúde do coração. A porção deste mineral que está contida no palmito pode auxiliar no controle da pressão arterial, além de ajustar a frequência de batimentos cardíacos.

 

Se você gostou, compartilhe, ajude a divulgar nosso trabalho informativo.

Equipe Emagrecer vida e saúde

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: